Nos tempos atuais,
beber e dirigir nem pensar! Ainda mais beber e dirigir durante o
expediente. Mas nem sempre foi assim! Na época de Napoleão, por
exemplo, era permitido beber e dirigir. Obviamente que não existiam
automóveis naquele tempo: eram carroças ou carruagens. Porém, o
mundo das leis trabalhistas e de trânsito não era tão livre quanto parecia,
haviam certas regras. Uma delas dizia que não era permitido ao
condutor descer de seu veículo durante o expediente. O duro é que
os cocheiros adoravam parar durante o caminho para matar a sede
bebendo uma boa cerveja. Então havia um dilema: ou arriscar-se a
sofrer uma penalidade por abandonar a carroça ou beber enquanto
guiava-se o veículo. Contudo, lembrando que as carroças não
possuíam amortecedores e que as estradas eram bem acidentadas, o
pobre cocheiro teria sorte se, após andar poucos metros, sobrasse
mais do que um gole dentro do seu copo de cerveja. A cada buraco, lá
se ia boa parte do precioso líquido!
Um cervejeiro da cidade
de Dendermonde (Bélgica) possuía um pub chamado “De Hoorn”,
onde recebia muitos cocheiros para matar a sede. Seu nome era Pauwel
Kwak e, com seu tino comercial e criatividade, logo percebeu que
poderia lucrar com a situação e inventou um copo esquisito, mais
estreito ao meio, bojudo na parte inferior e com a boca larga. Ele
era encaixado em um suporte de madeira fixo na carroça, que possuía
uma espécie de mão que envolvia justamente a parte mais estreita do
copo. Com isso, haviam dois ganhos: como a cerveja ficava
acondicionada no bojo inferior e havia o estrangulamento logo acima,
era menos provável que o líquido fosse lançado ao espaço por
conta do movimento da carroça. Outro aspecto é que, também pela
anatomia do tal copo, ele dificilmente se desprendia do suporte de
madeira. Faça um teste: quando tiver a oportunidade de pegar um copo
desses, pode balançar o suporte de madeira para cima e para baixo
sem medo. Veja que o copo de vidro não cai. Bom, pelo menos tenha um
dinheiro extra caso o copo não seja seu, claro!
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